O final do ano está próximo, e 2018 já “bate à porta” trazendo novidades para os profissionais de marketing. No entanto, esse dinamismo da área pode trazer dúvidas sobre como fazer um planejamento de marketing digital realmente eficiente.
Para isso, é preciso estar atento às novidades tecnológicas e também às mudanças no comportamento do usuário. Nesse cenário, desenvolvemos 4 dicas incríveis para você conhecer mais sobre o que fará a diferença no marketing para o próximo ano e começar o seu planejamento.
1. Invista em um site otimizado e voltado para a experiência do usuário
Você certamente já entrou em um website com um layout atrativo e um conteúdo de fácil acesso e em outro site confuso e visualmente desagradável, não é mesmo? Qual foi sua percepção em relação a ambos?
Provavelmente a primeira opção passou uma impressão de empresa profissional e o convidou a navegar por mais tempo, enquanto, no segundo caso, a experiência deve ter sido menos prazerosa, dificultando a continuidade na página.
A experiência do cliente no website é fundamental para a conversão em vendas e novos cadastros. Já a otimização do site faz com que ele seja encontrado com mais facilidade em mecanismos de busca.
2. Dê atenção ao mobile
O brasileiro mudou drasticamente seus hábitos com a transformação digital. Hoje, anúncios, e-mails, redes sociais e websites são vistos por meio de dispositivos móveis.
Por essa razão, os conteúdos digitais, sejam eles publicitários ou institucionais, devem considerar a experiência do usuário via smartphone, desenvolvendo layout e conteúdo que se ajustem perfeitamente às diferentes telas.
Com o pouco tempo disponível, as pessoas querem facilidade de acesso à informação. Quando existe uma barreira nessa ação, como, por exemplo, um blog que não abre corretamente, gerando dificuldade na compreensão do conteúdo, o usuário desiste e procura em outro lugar.
3. Invista em estratégias de Inbound Marketing
O marketing está cada vez mais voltado para “trazer o cliente certo para a empresa” e não para “correr atrás dos clientes”. A melhor forma de fazer isso é entregando conteúdo de qualidade para seu público.
Conheça as necessidades e anseios de seu consumidor e posicione-se como referência no assunto por meio de informações relevantes postadas em blogs e redes sociais.
4. Utilize ferramentas de automação
As ferramentas de automação de marketing dispõem de várias funções, entre elas podemos citar:
- templates de layout e de textos para e-mail marketing;
- envio automático de e-mail marketing;
- construção Landing Pages;
- gestão de leads;
- otimização para mecanismos de busca;
- gerenciamento de conteúdo;
- monitoramento de redes sociais;
- mensuração de resultados.
A utilização desse tipo de ferramenta auxilia na diminuição de tempo de envio e criação de e-mails, no aumento do volume de leads e na sua melhor qualificação — mais segmentados e preparados para o time de vendas.
Ou seja, o sistema de automação auxilia no aumento de resultados de conversão, pois encontra leads interessados na oferta, passando para a área comercial potenciais clientes.
Para um planejamento de marketing digital incrível, é imprescindível que você invista em um site responsivo e otimizado, volte as suas estratégias para o mobile, crie e divulgue conteúdos de qualidade, a fim de se tornar referência no assunto, e automatize os processos para ganhar escala e economizar tempo.
Agora que conhece nossas dicas de planejamento de marketing digital, você já pode entrar em contato conosco e conhecer as soluções que oferecemos para seu planejamento. Basta acessar nossa página de contato!