4 mitos sobre otimização de conversão (CRO) que você precisa conhecer

Marketing Digital

Muitas vezes, quando ouvimos falar de otimização de conversão (CRO), nos deparamos com mal-entendidos, meias verdades e até mesmo mitos que podem se transformar em equívocos bastante prejudiciais para o desempenho de um site.

Tendo isso em vista, é comum que algumas pessoas ainda sejam céticas em relação à eficácia dessa ferramenta para a otimização da sua taxa de conversão. No entanto, na maioria das vezes, suas estratégias não geram os resultados esperados simplesmente porque estão sendo pautadas por conceitos errôneos que se espalham como vírus pela internet.

Justamente para desmistificar essas abordagens sobre CRO que vemos por aí, é que resolvemos divulgar alguns dos principais mitos que podem estar fazendo com que você se desvie da verdade. Confira mais detalhes no conteúdo que preparamos sobre o assunto!

Primeiramente, o que é otimização de conversão?

CRO (Conversion Rate Optimization) ou Otimização da Taxa de Conversão é um conjunto de estratégias de marketing digital muito importante para melhorar o processo de conversão dos sites, e-mail-marketing, CTA’s, landing pages, campanhas on-line, dentre outros.

A ideia por trás do CRO é trabalhar na otimização de certas ações para gerar visitas mais qualificadas e fazer com que gerem algum benefício para o seu negócio. O problema é que muitas dessas “estratégias” não passam de mitos que geram resultados muito aquém do esperado. Vejamos alguns desses principais mitos abaixo:

1. Conteúdo muito grande não funciona

Praticamente todo mundo conhece a máxima de que o conteúdo é rei no marketing digital, não é mesmo? De fato, essa continua sendo a mais pura verdade! Logo, se você acha que os usuários não gostam de ler conteúdos mais extensos, saiba que está aí o primeiro mito.

Afinal, independentemente de o conteúdo ser pequeno ou grande demais, o que afasta o leitor é um conteúdo ruim. Ou seja, se o seu conteúdo for relevante, envolvente e genuinamente bem escrito, com certeza seus visitantes vão querer mais. Se você conhece o seu público-alvo e sabe do que eles gostam, isso é o mais importante na hora de desenvolver o seu conteúdo.

2. CRO é uma lista de boas práticas a serem seguidas

Muitas pessoas acreditam no mito de que o CRO está relacionado com uma lista pronta de boas práticas, como alteração de cores de botões ou um design chamativo, por exemplo. Mas entenda bem: a otimização de conversão vai muito além disso. Se a sua taxa de conversão está baixa, pode haver muito mais nas entrelinhas do que se possa imaginar.

Não estamos falando de uma receita em que basta seguir as medidas certas para obtermos um bolo perfeito. O ideal é testar quantas vezes isso for necessário para tentar encontrar um ponto de equilíbrio.

3. Quanto maior o tráfego, maior será a sua taxa de conversão

Outro mito bastante difundido é o de que todos os esforços de CRO devem focar no aumento do tráfego para melhorar a conversão. Mas você já parou para pensar que o processo de conversão é bilateral?

Você pode conseguir atrair muitos visitantes em um primeiro momento, mas convertê-los é outra coisa. O CRO não trata de técnicas de persuasão, em que o usuário é a parte passiva que deve ser levada a realizar uma ação a qualquer custo.

Cativá-lo é a melhor solução, afinal esse é um dos objetivos do CRO. Em outras palavras, a melhor técnica é aquela que leva o visitante a agir porque acredita naquilo que você faz. Sua credibilidade é seu produto!

4. Copiar as estratégias de CRO de sites concorrentes trará os mesmos resultados para o seu site

Nem tudo o que funciona para o seu concorrente funcionará para você. As estratégias de CRO não podem ser generalizadas. Cada tipo de negócio tem necessidades, dificuldades e objetivos distintos.

É preciso focar nas especificidades do seu próprio negócio, em seu cliente e buscar entender o que realmente está afetando a sua taxa de conversão. Aliás, os testes A/B, por exemplo, têm esse propósito: mostrar cada peculiaridade da otimização de conversão do seu site, uma vez que ele é único e deve ser tratado como tal.

Você conhecia esses mitos sobre CRO? Deixe seu comentário ou dúvida aqui no post e nos diga o que achou deste conteúdo.

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