5 boas práticas para otimizar as vendas de fim de ano no seu e-commerce

E-Commerce

Como otimizar as vendas de fim de ano  eis a questão. Por ser a época de maior demanda para o setor varejista, o mês de dezembro, em especial, representa uma excelente oportunidade para toda e qualquer loja virtual que deseja conquistar novos clientes e, consequentemente, melhorar os resultados. 

Puxada pelo Natal e Ano Novo, não há como negar o fato da grande expressividade que esse período tem em relação às vendas. Apenas para que você saiba, em 2016, as vendas de Natal somaram aproximadamente R$ 7,7 bilhões, o que o torna a principal data do comércio eletrônico. 

Somado a isso, vale ressaltar que a Black Friday também pode ser inclusa nesse contexto, pois ela acontece sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro. Em 2016, foram registrados cerca R$ 1,9 bilhões em faturamento. 

De qualquer modo, preparamos este artigo para apresentar 5 boas práticas para potencializar as suas vendas de fim de ano. Não perca a leitura em hipótese alguma. Confira! 

1. Posicione a sua marca

O primeiro passo é posicionar a sua marca. E o que isso quer dizer nesse caso? A resposta: que você deve colocá-la na mente do seu público por meio de um “rótulo”, ou seja, de uma imagem que a caracterize de forma positiva. 

Quais são as ideias e os pontos marcantes que você pretende referenciar? Pois então, procure associar essas informações a ela. Entenda que, ao ser lembrada por suas qualidades, a chance de os clientes a procurarem é consideravelmente maior  disso não há a menor dúvida. 

2. Faça o seu melhor

Ser bom pode não ser o suficiente, por isso, busque fazer o seu melhor. Nesse sentido, considere trabalhar somente com produtos de qualidade e que sejam confiáveis, esforçando-se ao máximo para oferecer um atendimento de excelência. Simples assim. 

3. Invista na comunicação visual

Outro prática para otimizar as vendas de fim de ano se refere à comunicação visual. Aqui, invista na parte estética do seu site, tanto nas características quanto nas funcionalidades do layout.

Crie banners atrativos e lembre-se de desenvolvê-los de acordo com a ocasião. No e-commerce, esse aspecto funciona como as vitrines das lojas físicas. Portanto, capriche nesse quesito, caso contrário, seu negócio dificilmente atrairá os clientes. 

4. Esteja presente no ambiente digital

Tão importante quanto a tudo o que já falamos até aqui está a sua presença no ambiente digital. De forma clara e objetiva, esteja presente no Google e nas redes sociais, especialmente no Facebook e no Instagram.

Não estar nesses canais é o mesmo que não querer ser achado pelos consumidores. Assim sendo, utilize-se do Google Ads para anunciar a sua loja e das redes sociais para aproximá-los da sua marca, apostando na publicidade também. 

5. Desenvolva estratégias de fidelização

E, por último, mas não menos relevante, desenvolva estratégias de fidelização. Pense bem: você compraria de um e-commerce que foi indicado por um amigo de confiança? É provável que sim, e justamente aqui entra esse fator.

Ao fidelizar os clientes, você estará ganhando seguidores que farão o melhor marketing que existe, chamado “marketing boca a boca”, com a vantagem, ainda, de ser totalmente gratuito.

Com isso, suas vendas de fim de ano tendem a aumentar, isso é certo. Além do que, apostar nas estratégias de fidelização é uma ótima maneira de garantir as suas atividades no longo prazo. 

Enfim, esperamos que este artigo sobre como otimizar as vendas de fim de ano possa ajudá-lo. Se quiser ficar por dentro de outros assuntos sobre o ambiente do comércio eletrônico, curta e acompanhe a nossa página no Facebook!

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