Como otimizar as vendas de fim de ano — eis a questão. Por ser a época de maior demanda para o setor varejista, o mês de dezembro, em especial, representa uma excelente oportunidade para toda e qualquer loja virtual que deseja conquistar novos clientes e, consequentemente, melhorar os resultados.
Puxada pelo Natal e Ano Novo, não há como negar o fato da grande expressividade que esse período tem em relação às vendas. Apenas para que você saiba, em 2016, as vendas de Natal somaram aproximadamente R$ 7,7 bilhões, o que o torna a principal data do comércio eletrônico.
Somado a isso, vale ressaltar que a Black Friday também pode ser inclusa nesse contexto, pois ela acontece sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro. Em 2016, foram registrados cerca R$ 1,9 bilhões em faturamento.
De qualquer modo, preparamos este artigo para apresentar 5 boas práticas para potencializar as suas vendas de fim de ano. Não perca a leitura em hipótese alguma. Confira!
1. Posicione a sua marca
O primeiro passo é posicionar a sua marca. E o que isso quer dizer nesse caso? A resposta: que você deve colocá-la na mente do seu público por meio de um “rótulo”, ou seja, de uma imagem que a caracterize de forma positiva.
Quais são as ideias e os pontos marcantes que você pretende referenciar? Pois então, procure associar essas informações a ela. Entenda que, ao ser lembrada por suas qualidades, a chance de os clientes a procurarem é consideravelmente maior — disso não há a menor dúvida.
2. Faça o seu melhor
Ser bom pode não ser o suficiente, por isso, busque fazer o seu melhor. Nesse sentido, considere trabalhar somente com produtos de qualidade e que sejam confiáveis, esforçando-se ao máximo para oferecer um atendimento de excelência. Simples assim.
3. Invista na comunicação visual
Outro prática para otimizar as vendas de fim de ano se refere à comunicação visual. Aqui, invista na parte estética do seu site, tanto nas características quanto nas funcionalidades do layout.
Crie banners atrativos e lembre-se de desenvolvê-los de acordo com a ocasião. No e-commerce, esse aspecto funciona como as vitrines das lojas físicas. Portanto, capriche nesse quesito, caso contrário, seu negócio dificilmente atrairá os clientes.
4. Esteja presente no ambiente digital
Tão importante quanto a tudo o que já falamos até aqui está a sua presença no ambiente digital. De forma clara e objetiva, esteja presente no Google e nas redes sociais, especialmente no Facebook e no Instagram.
Não estar nesses canais é o mesmo que não querer ser achado pelos consumidores. Assim sendo, utilize-se do Google Ads para anunciar a sua loja e das redes sociais para aproximá-los da sua marca, apostando na publicidade também.
5. Desenvolva estratégias de fidelização
E, por último, mas não menos relevante, desenvolva estratégias de fidelização. Pense bem: você compraria de um e-commerce que foi indicado por um amigo de confiança? É provável que sim, e justamente aqui entra esse fator.
Ao fidelizar os clientes, você estará ganhando seguidores que farão o melhor marketing que existe, chamado “marketing boca a boca”, com a vantagem, ainda, de ser totalmente gratuito.
Com isso, suas vendas de fim de ano tendem a aumentar, isso é certo. Além do que, apostar nas estratégias de fidelização é uma ótima maneira de garantir as suas atividades no longo prazo.
Enfim, esperamos que este artigo sobre como otimizar as vendas de fim de ano possa ajudá-lo. Se quiser ficar por dentro de outros assuntos sobre o ambiente do comércio eletrônico, curta e acompanhe a nossa página no Facebook!