Muitas empresas, ao decidirem produzir um software para web como uma plataforma de conteúdo, e-commerce, ou aplicativo mobile, precisam terceirizar esse serviço ou montar uma equipe. Então, devem selecionar empresas ou profissionais que tenham as competências exigidas para realização desse trabalho, que é divido basicamente em duas camadas — Back-End e Front-End.
Devido à complexidade intrínseca a essas duas partes de um sistema, para que ele seja desenvolvido com qualidade e rapidez, são necessárias qualificações específicas e um conhecimento aprofundado em cada uma delas.
No artigo de hoje, explicaremos o que são Back-End e Front-End e como eles interagem em um sistema. Boa leitura!
O que é o Back-End?
Quando uma empresa desenvolve um sistema, ela pretende oferecer algum tipo de serviço.
Por exemplo, na plataforma de e-commerce de uma companhia aérea, os serviços oferecidos são, basicamente, a venda e a reserva de passagens. Para tanto, são necessários diversos serviços complementares, como:
- pagamento pelas passagens: que é realizado junto a instições financeiras que operam cartões de crédito e boletos bancários;
- pagamento de taxas em aeroportos: a plataforma interage com um sistema do aeroporto que recebe esse pagamento;
- consultas relacionadas à disponibilidade de vôos por data, lugares nas aeronaves e envio de bagagens.
É no Back-End que essas funções são executadas, de forma transparente, para os usuários. Ele interage com servidores, sistemas operacionais e bancos de dados para manipular as informações e efetuar esses processos.
Como é desenvolvido o Back-End?
Ele é desenvolvido por programadores por meio de linguagens de programação específicas. Eles estruturam a lógica do sistema para modelar os conceitos relacionados ao serviço. Os algorítmos resultantes formam uma representação do negócio.
Existem diversas linguagens apropriadas para o desenvolvimento de sistemas Back-End. Java, PHP, JavaScript, Python e C# são as mais utilizadas atualmente.
No Back-End, também temos os sistemas operacionais como Linux e Windows Server, que são os softwares utilizados nos servidores em que as aplicações Back-End ficam hospedadas.
Outra parte fundamental em um Back-End são os bancos de dados, onde os dados relacionados aos serviços são armazenados e organizados.
O que é o Front-End?
Voltemos ao nosso exemplo da plataforma da companhia aérea. Na página ou aplicativo, encontram-se recursos para encontrar os voos em direção aos destinos disponíveis, informar sobre os preços, horários das passagens e notificações sobre promoções. São mostrados em:
- formulários, calendários, campos de busca e menus;
- tabelas com dados sobre voos;
- campos da tela chamativos, convidando os clientes para conhecerem as ofertas.
Essa é a camada de Front-End, pela qual o usuário interage com o sistema, encontra as informações de que necessita e adquire os serviços que deseja.
O Front-End é um software que, em uma página web, é escrito nas linguagens HTML5, CSS3 e Javascript. Em um aplicativo para smartphone, as linguagens utilizadas são Java, para Android, e Swift, para iOS, sistema utilizado em dispositivos da Apple. Há também o Ionic Cordova, um framework que permite a criação de aplicativos móveis usando as linguagens para web.
O desenvolvimento do Front-End ainda pode ser dividido em:
- interação com o usuário (UI) — tabelas, menus, botões que são usados pelos usuários para manipular e ver os dados na tela;
- experiência do usuário (UX) — o modo como o sistema interage com os usuários, quais sentimentos se pretende provocar neles enquanto eles o utilizam.
Como é a interação entre Back-End e Front-End?
Quando usuários preenchem os campos dos formulários e os submetem, no Back-End, eles são armazenados e processados. Conforme o tipo de requisição realizada, ele devolve para o Front informações que confirmam se a operação foi concluída, o status, caso ela ainda esteja em andamento, ou algum tipo de informação solicitada.
Back-End e Front-End são duas camadas distintas em uma aplicação que utiliza dados na web. O primeiro é onde ficam os sistemas que trabalham as regras de negócio relacionadas a um serviço, armazenam e processam os dados. No Front-End, o usuário acessa o sistema, compreende as informações que ele manipula e utiliza os serviços que ele oferece.
Ficou alguma dúvida com relação ao post? Gostaria de obter mais informações sobre o desenvolvimento de aplicações web em camadas? Faça um comentário no post e ajudaremos você a compreender ainda melhor esses conceitos!
[mailerlite_form form_id=1]