Como montar um formulário de conversão para captar mais clientes?

Marketing Digital

Imagine que foi criada uma landing page para obtenção de leads: a proposta está clara e objetiva, o call to action está ideal, o layout é leve e de fácil navegação. Parece perfeito, não é mesmo? Infelizmente não!

Muitas empresas utilizam todos os elementos que uma landing page precisa para transformar visitantes em leads mas mesmo assim não obtêm o retorno esperado. O problema pode estar relacionado a uma questão simples, mas que pode contribuir fortemente para os resultados negativos: o formulário de conversão.

Os formulários são muito importantes nesse processo, pois é por meio deles que os visitantes da página vão preencher seus dados em troca de algo oferecido por você — e assim fornecer dados suficientes para que a sua empresa os qualifique e inicie uma abordagem com os melhores leads.

Para ajudar você nessa questão, listamos algumas dicas de como montar um formulário de conversão para captar mais clientes. Confira!

Atente-se ao número de campos do formulário de conversão

Quem nunca foi realizar um cadastro em um site e desistiu de completá-lo porque o formulário era longo demais?

É preciso entender que o formulário é apenas a primeira etapa do processo de aproximação de um potencial cliente. Sendo assim, não precisa conter perguntas que exijam respostas detalhadas. Dê preferência para questões que são essenciais para você entrar em contato com o usuário e que sejam relevantes para fazer o filtro inicial.

Outro ponto importante que é bom evitar é a inserção de campos com perguntas abertas, que dificulta a resposta do usuário. Dê preferência para questões mais objetivas.

Isso facilita a vida do visitante na hora de preencher o formulário e também ajuda você posteriormente a qualificar os leads. Se mesmo assim você quiser fazer uma pergunta aberta, opte por deixá-la no final, de forma que não seja obrigatório respondê-la.

Faça testes A/B

Uma das vantagens do marketing digital é a mensuração de resultados. Assim você pode analisar quais ações estão dando certo e o que precisa ser aprimorado para alcançar o retorno esperado.

Uma boa forma de fazer isso é com os testes A/B, que consistem na comparação de duas versões de uma mesma estratégia para avaliar quais variáveis geram as melhores respostas.

O legal do teste A/B é que dá para utilizá-lo em diversas estratégias, inclusive nos formulários de conversão. Abaixo mostramos como você pode aplicá-los:

  • coloque os formulários em locais diferentes da página;

  • solicite dados diferentes em cada um deles;

  • faça-os de tamanhos distintos;

  • use layouts diferentes;

  • mude algumas palavras do texto.

Enfatize o que o usuário ganha preenchendo o formulário

Geralmente,é oferecido um brinde para que o usuário tenha o interesse em preencher o formulário. Pode ser um e-book, um infográfico ou a assinatura de uma newsletter.

Mesmo que você já tenha deixado bem claro o benefício que o usuário receberá, é bom deixar visível essa informação, mais uma vez, próximo ou no texto do formulário de conversão. Se você vai presenteá-lo com um e-book, por exemplo, é interessante mostrar a imagem da capa do material.

É fundamental também colocar um aviso dizendo que as informações passadas pelos usuários jamais serão utilizadas para outros fins que não seja o contato com a sua empresa. Isso evita que ele deixe de preencher o formulário por medo do envio de spam.

Por fim, não deixe de acompanhar os resultados das ações relacionadas aos formulários de conversão. São essas métricas que vão lhe mostrar se você está no caminho certo!

E para aqueles que têm dificuldade ou mesmo falta de tempo para se dedicar às ações de marketing digital, existem agências especialistas na criação de landing pages, além de outras soluções customizadas para esse mercado.

Quer receber mais dicas sobre formulário de conversão e outros assuntos relacionados ao marketing digital? Acompanhe nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Menu