Você provavelmente sabe que um blog é um meio bem eficiente para gerar leads. Mas está sentindo que isso anda um tanto difícil? Quando foi a última vez em que obteve uma conversão?
Não há motivo para desespero. Você só precisa mudar a atitude. Um blog é uma ferramenta bastante poderosa, mas somente se utilizada junto de uma estratégia de qualidade.
Isso significa reformular vários processos até começar a produzir material cuidadosamente planejado para suas personas.
Vamos transformar o seu blog em uma máquina de gerar leads? Basta seguir os passos abaixo:
1. Mapeie a jornada do seu público
Por quais caminhos os seus visitantes passarão até efetivamente se tornarem leads e clientes? Você precisa antecipar tudo isso antes de começar a publicar seu conteúdo no blog.
Elabore jornadas de compras para cada uma das suas personas e pontue conteúdos que podem ser utilizados para atrair visitas em cada estágio. Considere as necessidades das personas e o que costuma ser motivação para elas.
2. Produza materiais ricos
Se você quer gerar leads, precisa oferecer um conteúdo mais aprofundado para atrair a atenção do seu público. Experimente diversos formatos de materiais, como e-books, vídeos, infográficos, consultorias gratuitas, ou o que mais fizer sentido para seus objetivos e público-alvo.
Ao disponibilizar esse tipo de oferta, fica garantido que as pessoas com maior potencial de se tornarem clientes vão aproveitá-la.
3. Envie newsletters
Entregar conteúdo especializado é uma das formas mais certeiras de gerar leads, e este é o caso do e-mail marketing. Você pode, por exemplo, enviar uma newsletter periódica com o conteúdo do blog para que ninguém perca o que é publicado por lá. Isso aumenta as chances de levar o material certo à sua audiência.
Para gerar leads dessa forma, certifique-se de que o seu blog tenha campos de cadastro suficientes. Assim, o público conseguirá se inscrever para receber sua newsletter.
4. Otimize seu conteúdo
Uma das principais portas de entrada de visitantes para o seu blog é o Google. Portanto, é recomendável que todas as normas de SEO sejam seguidas. Isso ajuda a garantir uma boa posição no Google para palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo.
Existem diversos fatores que influenciam na otimização — desde usar palavras-chave no texto até tornar o site mobile-friendly.
5. Acerte nos CTAs
Mesmo que o seu conteúdo tenha qualidade, você precisa garantir que seu público tenha um próximo passo claro a completar após o contato inicial. Isso significa acertar na abordagem do seu call-to-action (CTA).
Qual a próxima ação que a persona deve executar? Fazer inscrição na newsletter? Marcar uma demonstração ao vivo? Seja o que for, é algo que deve estar devidamente destacado preferencialmente em vários pontos da página.
Agora é a sua vez: aplique todas essas dicas para gerar leads de qualidade usando o blog da sua empresa aliado a uma estratégia de qualidade.
Como sempre, é essencial conhecer quais são as motivações e necessidades das personas para oferecer justamente o que estão procurando. O seu blog é uma ferramenta para entregar valor, então, direcione-o para isso.
Este material ajudou? Então, espalhe! Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais para que seus contatos também aprendam a gerar leads com sucesso!
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