Conheça um dos elementos mais importantes para o Design: O Grid

Design

Definimos o grid como um esqueleto que criamos para organizar nossas informações de forma mais hierárquica e eficiente. Podemos criá-los de diversas maneiras, desde os mais simples até os complexos, afim de dispor o conteúdo da peça da forma mais clara e criativa possível.

Ele é formado por linhas verticais, horizontais ou até mesmo retângulos, que funcionam como guias para a ordenação, distribuição, alinhamento e dimensão de elementos como imagens, textos, ícones etc.

Ok, mas de onde vem este conceito?

 Acredita-se que o Grid seja mais antigo que o próprio Design Gráfico. Encontram-se manuscritos com padrões retangulares desde a Idade Antiga e elementos de organização nas primeiras impressões de documentos já feitas por seres humanos.

Mas é importante ressaltar que os grids ganharam mais força após a Segunda Guerra Mundial, através de estudos e do famoso movimento de Bauhaus. A Suíça, neutra na época de guerra, acolheu muitos intelectuais, artistas e designers que ajudaram a promover e formalizar esta ferramenta, tornando o país famoso até hoje por seus cartazes que utilizam esta técnica.

O que é grid?

Nomenclatura do Grid

O grid possui partes, cada qual com seu nome e sua função específica. Vamos conhecer?

Margens

São espaços negativos (geralmente em branco) que servem como uma guia para a impressão do documento, além de auxiliar no respiro do texto. É útil para informações secundárias também, como número de páginas, legendas etc.

Grid Margens

Guias Horizontais

São as linhas horizontais, que podem ser dispostas para determinar a orientação de leitura e os espaços de respiro da peça.

Colunas

São os espaços verticais que criam, junto com as linhas horizontais, a estrutura na qual os elementos serão dispostos. É delimitado pelas margens e a quantidade é indefinida.

Módulos

É a unidade formada pelas linhas horizontais e uma coluna.

Zonas Especiais

É a unidade formada pelo conjunto de módulos.

Calhas

São os espaços em branco entre uma coluna e outra.

Marcadores

São as informações secundárias citadas na parte das margens, como número da página, legendas e etc.

Com todas estas informações, fica claro que existem diversos tipos de grids que podemos produzir: um grid de uma coluna só, para um texto maior ou uma imagem grande, um grid de duas colunas, que começa a lembrar um trabalho de diagramação de livros, já que separa as informações de maneira mais minuciosa e ordenada, um grid de múltiplas colunas e o grid modular, estes que são mais complexos e dão mais liberdade criativa para colocar elementos diversos em diferentes posições, aproveitando espaços negativos, respiros entre outros e, por fim, o grid hierárquico, que divide a tela de forma horizontal com alturas diferentes, estrutura bastante utilizada para web por conta da mudança constante de conteúdo e Design Responsivo.

Ufa! E agora? O que é Grid? 

Como podemos concluir, o Grid é um tipo de esqueleto que ajuda a peça de Design a ficar melhor estruturada e que pode ser utilizado criativamente e de diversas maneiras. E você, já usa esta ferramenta? Ficou com vontade de utilizar?

Texto de Mayara Silvestrini [design e criação].

Menu