Atualmente vivemos em um mundo no qual tudo o que precisamos está à distância de um clique. Ao fazer uma busca pela internet, você encontra diversas fontes para a mesma pesquisa, com muitas imagens, sons etc. Chegamos a ficar desorientados e muitas vezes mais confusos com tanta oferta e poluição visual.
O mesmo pode ser aplicado para o Design: Vemos peças, embalagens e sites cheios de textos, fotos, grafismos. Grafismos tão exagerados que nos deixam sem entender o real significado do conceito ou da ideia que pretendiam passar. E é aí que entra o minimalismo.
Mas afinal, o que é o minimalismo?
Substantivo masculino: Princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos.
Este termo pode ser utilizado para muitas coisas, inclusive em relação à nossa vida. É aquela velha história do “Menos é mais”. Este estilo oferece muitos caminhos, inclusive na hora de botar nossa criatividade em prática.
E como isto pode ser aplicado ao Design?
É importante ressaltar que o foco de um Designer é entregar soluções para o problema do Cliente: seja na hora de criar um logotipo até o desenvolvimento de uma landing page.
Pensando por este lado, o minimalismo pode ser uma maneira de passar a mensagem que o comprador deseja, de forma objetiva e criativa, pois, se engana quem pensa que produzir uma peça com os princípios minimalistas é fácil: na verdade, é desafiador encontrar um equilíbrio entre dizer o necessário com poucas formas.
Um excelente exemplo é o logotipo “Dog”, de Sean O’Brien. O mesmo foi desenvolvido aproveitando o espaço negativo entre as letras, que com algum ajuste, formou um cachorro. Além da estética, o designer aplicou apenas duas cores (Vermelho e Branco). Simples, mas efetiva e inesperada.
É importante afirmar que quando conseguimos um bom resultado através desta técnica, um grande impacto é feito, tendo em conta que, como foi dito anteriormente, estamos em uma época aonde tudo é muito complexo e poluído e elementos de fácil compreensão ganham destaque.
E aí, está pronto para colocar o minimalismo em prática?
Texto de Mayara Silvestrini [design e criação].