Google Shopping: entenda o que é e como funciona

E-Commerce

Gerencia uma loja digital? Já colocou seus produtos no Google Shopping para vender mais? Fica o alerta: se você ainda não usa essa plataforma, pode estar perdendo dinheiro.

Nos últimos anos, essa vitrine tem se tornado uma das principais fontes de renda para muitos lojistas pelo mundo. Segundo uma pesquisa de 2016, donos de e-commerce destinaram 55% do seu orçamento de AdWords para o Google Shopping contra 45% para os links patrocinados, mostrando a importância dessa ferramenta.

Se você quer conhecer mais sobre o Google Shopping, descobrir suas vantagens e saber como utilizá-la hoje mesmo, continue lendo nosso post!

O que é o Google Shopping e como ele funciona?

O Google Shopping é uma plataforma criada em 2011 para catalogar e exibir diversos produtos espalhados pela Internet. A ideia era criar uma vitrine que utilizasse todo o poder do motor de busca do Google para encontrar os melhores produtos à venda para os usuários.

O seu funcionamento é pouco complexo, e você pode conferi-lo agora mesmo: abra uma nova aba no seu navegador e procure por algum produto que você tenha interesse em comprar, como “bota de couro” ou “prancha de surf”, por exemplo.

Nos resultados da pesquisa, o Google incluirá uma aba do Shopping, mostrando todos os produtos cadastrados que correspondem à palavra-chave inserida e comparando seus preços.

Quais são os benefícios de utilizar essa ferramenta?

Uma das vantagens de usar o Google Shopping na sua estratégia de marketing e vendas é o que chamamos de “benefícios em cascata”. E o que significa isso? É simples: um benefício numa área é revertido nos passos seguintes do seu funil de vendas.

Quer ver como isso funciona? Veja abaixo!

Mais tráfego

Para começar, o Google Shopping garante uma audiência maior para o seu e-commerce. Com ele, mais pessoas encontram seus produtos na Internet e acessam a sua loja. Porém, essas não são apenas “pessoas”. Entenda a seguir. 

Leads mais qualificados

Pense bem: quem pesquisa por um produto no Google já tem, no mínimo, o interesse em realizar a compra — nem que seja a longo prazo. Isso significa que a grande maioria do tráfego originado pelo Google Shopping é composta por leads qualificados.

Ou seja: pessoas que já estão em estágios avançados do funil de vendas e considerando suas opções no mercado. Isso resulta no próximo tópico. 

Mais conversões

Pois é: quando você tem mais leads qualificadas vendo seus produtos, a tendência é que tenha mais conversões também. Afinal, esse tipo de público tem uma predisposição muito maior a fazer uma compra do que aqueles que ainda estão em estágios iniciais do funil de vendas.

Assim, com mais conversões, você notará uma diferença em uma métrica específica. É o que lhe mostramos abaixo. 

ROI maior

Quando fizer o balanço do mês do seu e-commerce, notará que a presença no Google Shopping aumentará o seu Retorno Sobre Investimento. A lógica é simples: estar nessa plataforma custa pouco e os benefícios são enormes, já que você ganhará mais audiência e mais conversões.

Logo, terá mais retorno pagando menos — e seu ROI subirá.

Como utilizar o Google Shopping na sua estratégia?

Para utilizar o Google Shopping, é necessário criar um cadastro nos serviços e realizar pagamentos na modalidade custo-por-clique, como nos anúncios do AdWords.

Confira o passo a passo para inserir essa ferramenta na sua estratégia de marketing:

  1. crie sua conta: entre no Google Merchant Center e crie uma conta para a sua loja, de preferência utilizando o mesmo login da sua conta no AdWords;
  2. linke as duas contas: no menu do próprio Merchant Center, linke as suas duas contas para uma experiência mais simples dos dois serviços;
  3. configure seus produtos: para inserir seus produtos no Google Shopping, preencha os campos Título, Descrição, Categoria, Imagem, Preço, Marca, Categorias de Vestuário, MPN e GTIN, Impostos, Frete e outras.

Como você viu, inserir sua loja no Google Shopping é muito fácil — e os benefícios disso são numerosos. Talvez seja essa a ação que faltava para aumentar de vez o seu faturamento!

Se você está procurando por mais maneiras de aumentar o sucesso da sua loja online, continue com a gente e confira 4 dicas infalíveis de marketing para e-commerce

Menu