A popularização dos smartphones revolucionou diversos aspectos da sociedade, inclusive a forma como as compras são feitas. A facilidade como é possível buscar informações na internet de qualquer lugar faz as pessoas serem capazes de aprender mais sobre determinados assuntos antes de tomarem decisões importantes.
Os micro momentos englobam o ato de pesquisar opiniões a respeito de determinado produto ou querer saber mais sobre algum serviço. O termo foi popularizado pelo Google e serve como indicativo de que há oportunidades para as marcas aproveitarem nesses contextos, desde que tenham a estratégia adequada.
Tomar micro momentos como ponto de partida na relação com um potencial cliente pode trazer ótimos resultados. Se as pessoas se acostumaram a buscar informações sobre os produtos na internet, essa nova realidade precisa estar prevista no planejamento da empresa.
Como identificar e aproveitar os micro momentos?
Já ficou claro que acompanhar os micro momentos do cliente é essencial para compreender o comportamento dele e aproveitar oportunidades cada vez mais valiosas. O próximo passo é desenvolver um plano eficaz para identificá-los.
Não é sempre que uma pessoa pega o smartphone que isso acontece. O que determina um micro momento é a intenção por trás dessas ações. É também nesse caso que é possível detectar oportunidades vantajosas para a marca.
Veja, a seguir, algumas maneiras de identificar os micro momentos no contato do público com a marca para fortalecer sua estratégia.
Entenda como funciona a jornada do cliente
Você tem ideia de todos os processos pelos quais seus clientes passam até decidir comprar seu produto? Desenhar uma jornada coerente é essencial para elaborar estratégias focadas em vendas, principalmente se estiver trabalhando com micro momentos. Ao entender como funciona essa dinâmica, é possível identificar com mais clareza as oportunidades trazidas por buscas feitas no celular.
Buscas feitas via mobile
Todo o conceito de micro momentos se baseia nos smartphones, então, eles precisam estar no centro da análise. A partir dessas pesquisas, é possível saber que tipo de informação os clientes estão buscando e, principalmente, em que contextos. São particularmente valiosas as pesquisas feitas dentro de uma loja ou estabelecimento: ao atingir as pessoas nesse momento, há grandes chances de sucesso.
Faça pesquisas
A observação não é a única forma de análise quando se trata de micro momentos. Você pode obter insights bastante valiosos ao realizar uma pesquisa com alguns clientes. Por meio de perguntas que busquem elucidar como ocorrem as interações desse público com seus produtos e o smartphone, ficará mais claro de que forma os micro momentos influenciam nas decisões deles em relação à empresa.
Analise as perguntas feitas
Os sites de buscas costumam receber um bom volume de perguntas diariamente, em vez de pesquisas convencionais por palavras. Entender as motivações por trás de questões relacionadas aos seus produtos e serviços é o caminho para compreender os micro momentos pelos quais seus potenciais clientes passam ao interagir com a sua marca.
Quais são as dúvidas mais frequentes? E as objeções? Ao saber de tudo isso, fica mais simples elaborar uma estratégia competente.
Agora, você já tem todas as informações que precisa para começar a aproveitar o potencial dos micro momentos na sua estratégia. Compreender as motivações e as necessidades dos clientes é essencial para melhorar os resultados. Tenha em mente esse conceito e elabore o quanto antes o seu planejamento.
De que maneira você pretende usar os micro momentos em sua estratégia? Conte nos comentários!