2019 foi um ano de muito aprendizado para mim, uma Designer Plena de 28 anos que reside em São Caetano do Sul, trabalha em uma agência muito bacana e foi indicada para ser jurada no comitê de Design e indicada/vencedora do Prêmio Profissional do Ano 2019 como Designer Digital, ambos na 7ª Edição do Prêmio ABC da Comunicação. Decidi dividir um pouco da minha experiência com os leitores do blog!
O ABC da Comunicação é um portal que divulga notícias sobre Publicidade & Propaganda, Marketing, Negócios entre outros, com espaço para divulgar vagas e agências do ABC e do Litoral, fortalecendo esse pólo de trabalho e unindo os profissionais de tais áreas.
Para consolidar a marca, o portal se tornou uma premiação anual que visa honrar os melhores trabalhos, profissionais e fornecedores do mercado. Para tal, um comitê de jurados é escolhido para avaliar cada setor. Já participei de algumas premiações, no entanto nunca havia estado do outro lado, para entender o método de avaliação e como os melhores cases eram escolhidos. Sendo assim, resolvi me inscrever para tentar uma vaga no júri de Design. E consegui.
Devo dizer que foi uma experiência muito legal em vários aspectos. Primeiramente focamos em definir as categorias que seriam avaliadas dentro da área de Design. E a partir dali, definimos os parâmetros e os pesos para determinar o que uma peça deveria ter para merecer o troféu.
Conforme definíamos as mais diversas Categorias e Parâmetros, entendi que nossa área é grande, diversa e que cada peça tem o seu devido valor dependendo do seu material/meio em que é divulgada e principalmente, o seu Impacto Visual aliado ao seu Conceito. Pode parecer algo simples mas não é, afinal, Design pode ser racional apenas até certo ponto.
Arte é algo (quase inteiramente) subjetivo, logo não tínhamos números para avaliar e sim certas premissas básicas para o desenvolvimento de uma peça e o resto era feeling. Mas, por termos pessoas treinadas no júri (tanto online como off-line), acabou que a maioria dos nossos pensamentos sobre o que é agradável e impactante convergiram. E o que divergia, discutíamos, o que foi incrível para adquirir mais conhecimento e senso estético. Premiamos alguns cases, então!
Assim como participei julgando, inscreveram-me para participar como Profissional do Ano na categoria de Design Digital. E com a ajuda da minha família, amigos e companheiros da agência acabei sendo finalista! E, a cereja do bolo foi quando, julgada pelos profissionais da minha área, fui eleita como a Vencedora do ano. Confesso que este momento ficará nas minhas lembranças para sempre, já que, por meio de trabalho, disciplina e criatividade, construí uma (ainda curta) carreira na área que foi condecorada pelo Prêmio mais importante do ABC.
Vou encerrar esse texto com um toque à todos: Se você, Designer, Desenvolvedor ou Marketeiro, ficou curioso em como é estar do outro lado de uma premiação, inscreva-se para ser jurado! É uma experiência incrível de aprendizado, que no final é muito gratificante. E para as agências que acham que tem trabalhos legais, não fiquem no achismo: Mandem os seus cases para o prêmio do ano que vem ou inscreva um colega como Profissional do Ano. Vai por mim, vir pra Panela é bem mais gostoso! ☺
Confira as notícias e os ganhadores de prêmios aqui: https://www.abcdacomunicacao.com.br/