Com o acesso a mais tecnologia e transformações nos hábitos do público, mudanças precisam ser feitas no marketing das empresas. Contar com uma boa estratégia de redes sociais para negócio é algo essencial hoje em dia em função dos benefícios que elas elas geram e porque os seus concorrentes provavelmente já estão fazendo isso.
Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat: as opções parecem aumentar a cada dia. Isso pode gerar certa confusão, já que fica difícil determinar quais são as melhores escolhas para o seu negócio marcar presença. Será que é melhor atuar em todas elas ou somente em uma?
Toda rede social pode gerar benefícios distintos ao planejamento de marketing de uma empresa. Saber escolher aquelas que integrarão a sua estratégia é essencial para ter bons resultados nessa área.
Está em dúvida sobre onde posicionar sua marca? Então veja a seguir 5 critérios para considerar nessa decisão:
1. Perfil do público
Você gosta mais dessa ou daquela rede social? Lembre-se: seu gosto pessoal não deve influenciar em nada na sua decisão. Em vez disso, volte o olhar para o perfil do público que a sua empresa pretende atingir. Que redes ele costuma frequentar?
O Facebook é uma escolha básica, já que é a plataforma mais popular do mundo, mas será que serve como o centro da sua estratégia? O LinkedIn, por exemplo, é altamente eficiente para o mercado B2B.
2. Funcionalidades
O principal critério que diferencia as opções de redes sociais para negócio se refere aos recursos oferecidos. Enquanto plataformas como Facebook e Twitter possuem possibilidades de publicação razoavelmente parecidas, existem alternativas como Snapchat e Pinterest que fogem desse meio.
Depois de considerar o perfil do seu público-alvo, pense em que tipo de post você pretende fazer e o que cada plataforma oferece nesse sentido.
3. Meios de monitoramento
Um dos principais benefícios de utilizar as redes sociais para negócio está em criar novas vias de contato com o público, aumentando substancialmente a satisfação dessas pessoas ao lidar com a sua empresa. Portanto, ao escolher as plataformas para atuar, tenha atenção especial para os mecanismos que elas possuem para enviar e receber mensagens.
Você também precisa de caminhos para monitorar menções à marca e interagir com quem fala sobre ela.
4. Integrações
A real força das redes sociais para negócio não está necessariamente em escolher uma única plataforma para atuar, e sim em saber como integrar seus canais de marketing de forma eficiente.
Por mais estratégico que seja o seu trabalho no Facebook, por exemplo, vale a pena inserir botões de compartilhamento em outras áreas, como no seu site e no seu blog. O contrário também vale: divulgue a sua presença nas redes sociais nos seus meios institucionais para atrair mais público.
5. Acesso a resultados
O segredo do sucesso no uso das redes sociais para negócio está em saber como analisar os seus dados de performance e tomar decisões certeiras a respeito da sua estratégia a partir deles. Portanto, as plataformas escolhidas pela sua marca devem contar com seções voltadas à captação e análise de resultados.
O Facebook, por exemplo, tem o Insights, uma ferramenta que agrega dados sobre audiência e alcance das suas publicações dia após dia.
Agora você já tem tudo o que precisa para iniciar o seu processo de decisão. Não apresse esse momento: leve em conta cada um desses critérios para escolher as redes sociais para negócio que mais podem gerar benefícios para a sua estratégia e comece a planejar suas ações. Fique de olho nos seus resultados para fazer ajustes sempre que necessário e observe as tendências da área para captar novidades antes dos seus concorrentes.
Aproveitando que estamos falando de redes sociais, que tal compartilhar este artigo com seus amigos? Assim todos aproveitam essas dicas!