Ao trabalhar com marketing digital, é comum ter contato com uma série de conceitos que prometem otimizar os seus processos, trazer mais resultados e agregar mais qualidade à sua estratégia. Esse é o caso de ideias como hotsite e landing page. Você já parou para pensar quais são as diferenças desses termos para um site?
É evidente que ter presença digital é fundamental para qualquer tipo de marca. Poder ser encontrado em sites de buscas e direcionar seus visitantes para ofertas estratégicas é uma ótima forma de conquistar clientes e aumentar a sua relevância em seu respectivo mercado. Para isso, é necessário conhecer e utilizar todas as ferramentas à sua disposição.
Por isso é indispensável se perguntar se a sua estratégia requer o uso de um site, hotsite ou landing page. Você sabe diferenciar esses conceitos? Cada um deles pode trazer uma série de diferentes benefícios para a sua campanha, já que possuem funções específicas direcionadas a resultados de qualidade.
Continue a leitura e veja as principais diferenças entre site, hotsite e landing page.
O que é um site?
Portais de notícias, e-commerces, páginas informativas, entre vários outros. O site é caracterizado por um conjunto de várias seções cujo intuito é atrair visitantes e engajá-los com seu conteúdo.
Existem sites muito variados em relação ao seu tipo, tamanho e, também, com propósitos bastante diferentes uns dos outros. Quando se pensa em conteúdo da web, na maioria das vezes, imaginamos um site.
Um site permanece em constante evolução e, normalmente, está em concordância com o modo que sua empresa se desenvolve. Ele não necessariamente precisa se tornar maior, mas sim mais completo em relação aos seus objetivos e metas. Por exemplo, se o intuito é atrair clientes e levá-los até ofertas específicas, então seu site deve contar com mecanismos que facilitem isso.
O que é um hotsite?
Um hotsite é um site menor, criado com um propósito único e momentâneo, como, por exemplo, para uma promoção ou um evento. Ele fica hospedado dentro de um site principal, que, geralmente, é o da empresa organizadora ou parceira. Faz parte de uma estratégia de marketing, ou seja, é um dos veículos divulgadores da ação.
Como o intuito é passar o máximo de informações sobre o seu assunto, o hotsite possui uma navegação simples e totalmente direcionada a levar o visitante até alguma ação específica, como realizar um cadastro ou uma compra. Não tem os mesmos menus do site principal, então a navegação é voltada à alguma ação.
O que é uma landing page?
O que fazer quando você quer apontar o seu potencial cliente na direção de uma oferta e não quer gastar tempo e recursos modificando o seu site toda vez que isso acontecer? A solução está em criar uma landing page.
O intuito da landing page é receber acessos de outros canais de marketing e direcionar o visitante para uma única oferta.
Também chamadas de páginas de destino, as landing pages permitem a captação de dados dos seus visitantes, como nome, e-mail, profissão, área de atuação e o que mais for estratégico para o seu planejamento. Com essas informações, você poderá desenvolver ações focadas em impactar segmentos específicos da sua audiência com ofertas ainda mais específicas.
E então, ficou claro, para você, as diferenças entre site, hotsite e landing page? É importante ressaltar que não se trata de escolher um ou outro para a sua estratégia. Em muitos casos, você precisará dos três para otimizar os seus resultados e trabalhar de maneira completamente voltada a obter retornos de qualidade. Use os recursos que você tem à sua disposição e tome as decisões corretas para acertar sempre!
Saiba sobre como trazer mais relevância ao seu site, aprenda aqui no blog como colocar o seu negócio na primeira página do Google.