A internet oferece mais de uma maneira do seu público conhecer o seu conteúdo. Atualmente, contamos com duas formas principais de fazer isso acontecer: o tráfego orgânico e o pago. Apesar de ambos significarem que seus visitantes estão conseguindo chegar até o seu site, diferenciam-se em relação ao método que isso acontece.
Tráfego orgânico consiste na habilidade da sua marca emplacar boa visibilidade sem que seja necessário investir recursos em mídia. Ao buscar pelo nome da sua empresa ou produto no Google, ela aparece entre os primeiros resultados? Isso significa que está sendo possível obter um bom fluxo de tráfego orgânico graças a todo esse destaque.
Algumas das principais formas de obter tráfego pago incluem campanhas de Google AdWords, Facebook Ads, LinkedIn Ads, entre outras. Na maioria das vezes, o contexto é o mesmo: é definido um público-alvo para segmentar o conteúdo, o nível de investimento e a duração da campanha. Em seguida, é possível monitorar seus resultados em tempo real.
Por que o tráfego orgânico é importante?
O patrimônio mais valioso que uma marca tem na internet é a sua relevância. Se ela tem visibilidade e conquista um ritmo crescente de visitas graças a ela, podemos considerar que é bem conhecida pela sua audiência e podem ser desenvolvidas estratégias eficazes para impactar esse público com ofertas direcionadas.
O tráfego orgânico é um investimento que gera frutos por tempo indeterminado. Se as páginas do seu site possuem boas posições no Google, por exemplo, trata-se de um direito conquistado por meio da competência da sua otimização. Suas ações futuras terão vantagem porque é fácil encontrar as suas ofertas sem a ajuda de um impulso de mídia.
Se a sua marca não está conseguindo obter um bom fluxo de tráfego orgânico, é necessário ligar o sinal de alerta e estruturar estratégias eficazes para reverter esse quadro. Ser capaz de impactar sua audiência sem precisar investir para isso é essencial em qualquer área de atuação.
Por que o tráfego pago é importante?
O valor do tráfego orgânico não exclui a importância de trabalhar com o pago. Em muitos casos, é necessário um esforço rápido e eficaz para colocar a marca diante das pessoas certas. A melhor alternativa nessas situações é investir em mídia para alavancar sua visibilidade durante um período específico.
O tráfego pago também mostra a sua habilidade em segmentar adequadamente as suas campanhas. Não basta apenas depositar dinheiro e esperar os retornos chegarem. Você precisa planejar suas decisões levando em conta o público-alvo, o tipo de mensagem e o canal utilizado.
Em comparação com o tráfego orgânico, o pago é uma maneira rápida de alavancar sua visibilidade e relevância, mas sem a mesma durabilidade. Pode proporcionar o sucesso necessário para campanhas pontuais, mas não dispensa o valor de otimizar seu conteúdo para que emplaque boas posições no Google e demais formas de obter tráfego orgânico.
Como atingir um equilíbrio entre tráfego orgânico e pago?
Tanto o tráfego orgânico como o pago são importantes para a visibilidade da sua empresa, não sendo recomendado descartar um em favor do outro. É necessário que ambos caminhem juntos tendo como objetivo trazer cada vez mais relevância para o seu negócio no mercado em que ele está inserido.
Por exemplo, você pode desenvolver estratégias que sejam capazes de aprimorar o tráfego pago e, consequentemente, o tráfego orgânico. No primeiro caso, é necessário criar campanhas de mídia cada vez mais estratégicas. Já no segundo, esforços de otimização e conquista de links de sites externos são algumas formas de melhorar seus resultados.
Agora que você já conhece os benefícios dos dois, comente a seguir: você sente que a sua marca está precisando intensificar o tráfego orgânico ou o pago?